Factfulness – tempo para parar

20/08/2020

O momento para parar, descontrair e pensar.

Provavelmente está de férias, a preparar-se para a regressar à rotina.
Sendo esta época um tempo de pausa, desafiamo-lo a parar e a ler este livro. Vai mudar a forma de ver o mundo, o modo como analisa situações quotidianas e como decide sobre elas.

Para começar, e perceber como pode ser importante ler este livro, sugerimos que faça um teste sobre o seu conhecimento sobre o mundo. As perguntas são simples e rápidas de responder como:

Onde vive a maioria da população mundial?
a) Países de baixos rendimentos
b) Países de médios rendimentos
c) Países de altos rendimentos

FAÇA O GAPMINDER TEST

Regras de Ouro para a Factualidade

Neste livro aprendemos que há dez instintos que distorcem a nossa perspetiva sobre a realidade – desde a nossa tendência para dividirmos o mundo em dois campos (em geral, uma versão do «nós e eles») até à forma como consumimos os média (onde domina o medo) e como percecionamos o progresso (acreditando que a maior parte das coisas está a piorar).
(…) Afinal de contas, o mundo, com todas as suas imperfeições (como as nossas vidas, as nossas empresas), está em muito melhor estado do que aquilo que poderíamos pensar. Isso não significa que não existam preocupações reais. Mas, quando nos preocupamos com tudo ao mesmo tempo, sem critérios, em vez de adotarmos uma visão (…) baseada em factos, podemos perder a nossa capacidade para nos focarmos nas coisas que mais nos ameaçam.
Sinopse in Wook

Factfulness, de Hans Rosling é um livro urgente e essencial, que mudará a forma como vemos o mundo e que nos permitirá responder às crises e oportunidades do futuro.

Aprendemos que podemos reduzir o stresse, se nos habituarmos a adotar apenas as opiniões e decisões que se fundamentem em factos sólidos.

 

Um dos mais importantes livros que já li – um guia indispensável para pensar claramente acerca do mundo
Bill Gates

Hans Rosling com Bill Gates, Créditos Fotografia: Karolinska Instituet

 

Boa leitura! Boas Férias! Bom Regresso ao Trabalho!

Acesso Remoto