Caso de Sucesso Ferexcel

25/04/2018

A maior loja de ferramentas online utiliza software PHC

O que começou como um negócio local de ferramentas, com uma loja de 50m2, é hoje a maior loja online em Portugal de ferramentas para profissionais. A Ferexcel fechou o ano de 2017 com uma facturação de 5 milhões de euros e tem um crescimento anual na ordem dos 25% a 30%. Emprega actualmente cerca de 30 pessoas em Portugal e Moçambique e exporta para Angola e Moçambique. O objectivo da Ferexcel é ser a maior loja online de ferramentas para a Europa.

A Ferexcel abriu-nos as suas portas para nos contar quais foram as decisões que geraram as grandes mudanças positivas no rumo do negócio. Desde a sua criação há um lema que está na base do seu sucesso, conta-nos o Sr. Ismail, Fundador da Ferexcel:

A nossa maior concorrência é o Sr. Não Há!

3 decisões para o sucesso:

1. As Gavetas Mágicas

Um dos primeiros investimentos que fez toda a diferença, lembra Siddik Ismail, administrador da Ferexcel, foi a compra de gavetas especiais, que arrumavam o stock de uma forma organizada, em quantidade e à mão do vendedor. Permitia oferecer uma grande variedade de artigos com um atendimento muito rápido economizando em área de armazém. O cliente encontrava sempre o que queria e não esperava. A Ferexcel conquistava e fidelizava clientes.

2. Vender Online

Em 2005, a Ferexcel foi a primeira empresa do sector das ferramentas a chegar à internet. Sabia que noutros países a compra online acontecia há vários anos e os seus gestores tinham a certeza que em Portugal seria uma questão de tempo. Pretendia-se ter controlo no preço fixo e nos pagamentos a pronto – a venda online possibilitava as duas coisas. A administração decidiu apostar forte na internet, na construção de uma loja online robusta, atractiva e funcional e na contratação de serviços de SEO. Inteligentemente, apoiou-se na visibilidade das grandes marcas de ferramentas que comercializava. Hoje vêm clientes de todo o país, ganham confiança e a partir daí a relação é sempre online.

3. A fiabilidade e agilidade do Software de Gestão

A aposta num software de gestão que respondesse eficazmente às exigências do negócio, com o objectivo de oferecer serviço de excelência aos seus clientes, foi fulcral para o sucesso. Era necessário uma evolução ao nível do software de gestão que acompanhasse a ambição da Ferexcel.
A aposta num software de gestão que respondesse eficazmente às exigências do negócio, com o objectivo de oferecer serviço de excelência aos seus clientes, foi fulcral para o sucesso. Era necessário uma evolução ao nível do software de gestão que acompanhasse a ambição da Ferexcel.

‘A OCR foi o único parceiro que fez acontecer!’
Siddik Ismail, Administrador da Ferexcel.

A OCR criou a ligação entre a Loja Online e o PHC. A Ferexcel sabe em tempo real o estado das encomendas no PHC, como o stock, o tempo entrega, entre muitas outras informações importantes.

As mais valias introduzidas pela OCR

Era preciso personalizar o software PHC à medida das necessidades da Ferexcel e foi a OCR que conseguiu responder, com a sua equipa, criando uma solução eficaz:

  • Com o software PHC Advanced, a OCR identificou, em conjunto com o cliente, os requisitos do projecto, com o objectivo de automatizar uma série de processos nas àreas de Vendas, Logística e Financeira.
  • A OCR executou a ligação entre a loja online e o PHC com total automatização dando uma nova dinâmica às Vendas e Logística: as encomendas realizadas online são automaticamente passadas para o PHC, da mesma forma, a introdução de qualquer artigo na loja dá entrada automaticamente no PHC.
  • Com esta ligação é também possível saber em tempo real o status da encomenda no PHC, o stock, o tempo entrega, etc.
  • A OCR criou dashboards e snapshots para que a Ferexcel tivesse acesso, em tempo real, a informação rigorosa e detalhada, que permite a tomada de decisões e acções atempadamente e bem fundamentada;
    Área Financeira calcula automaticamente comissões complexas que antes demoravam horas por vendedor.

As Vantagens para o cliente

  • A Ferexcel registou um significativo aumento do volume de negócios sem ter de aumentar a equipa
  • Oferece um serviço rápido e de qualidade na loja física e na loja online

O que foi implementado?

Software de Gestão PHC

  • PHC Advanced Gestão desktop – 21 utilizadores
  • PHC Advanced Documentos Electronicos desktop
  • PHC Advanced Gestão web

Plug Ins OCR

  • OCR Mobile Logística – Aplicação móvel criada pela OCR que facilita o dia a dia do gestor de armazém. O registo de quebras, transferências de localização e/ou de armazém e outras tarefas associadas à logística de um armazém cabem nesta aplicação móvel que facilita o dia a dia do gestor de armazém. As encomendas de fornecedores registadas no PHC são sincronizadas com o equipamento permitindo a conferência com recurso a vários níveis de conferência. As não conformidades são assinaladas para posterior tratamento.
  • OCR Mobile Picking – As encomendas de clientes, após seleção via monitor de Logística, são sincronizadas com o PDA permitindo a separação da mercadoria de acordo com os critérios mais favoráveis. Esta aplicação compara as quantidades e as referências encomendadas com as selecionadas pelo operador minimizando erros de operação. Após separação é gerada a Guia de Separação na sequência do sincronismo com o PHC, passo que antecede a emissão de Guia de Remessa ou Fatura.
  • OCR Mobile Inventário – Regista as contagens de stocks com recurso ou não a leitura ótica do terminal. Prevê o mesmo artigo em localizações diferentes no mesmo armazém. As contagens são sincronizadas com a base de dados PHC permitindo a obtenção de relatórios de desvios e respetiva valorização. Pode funcionar também em modo autónomo, sem ligação a bases de dados, permitindo a produção de ficheiro exigido pela Autoridade Tributária.
  • OCR Mobile Requisições – A recolha das referências e quantidades é sincronizada com o software PHC despoletando processos internos de reposição de stocks ou mesmo encomendas a fornecedores. Ao operador é-lhe conferida a capacidade de consulta de dados pertinentes do produto (fornecedor, preço, rotação etc…)
Acesso Remoto